Caronte - O Barqueiro de Hades

 


Na mitologia grega, Caronte nasceu dos deuses imortais mais antigos Nix (Personificação da Noite) e Érebus (Personificação das Trevas). Desse modo, ele foi responsável pelo transporte das almas mortas para o submundo usando um barco sobre os rios Estige e Aqueronte.

Contudo, ele não o fazia totalmente de graça. A taxa para carregar os mortos através dos rios para o submundo era uma única moeda, geralmente um obolus ou danake. Esta moeda deveria ser colocada na boca do morto antes do enterro. Caso a família não pudesse pagar a passagem, estava condenado a vaguear pelas margens do rio para sempre, assombrando os vivos como um fantasma, ou um espírito.
Ademais, Caronte também só transportava o morto depois que seu corpo fosse enterrado, caso contrário ele teria que esperar 100 anos.

Além da moeda, se os vivos quisessem entrar no submundo, eles precisavam oferecer a Caronte com um galho de ouro. Aeneas usa-o para entrar no submundo para visitar o seu pai. Naturalmente, os vivos precisavam de se agarrar ao galho para que pudessem fazer a viagem de volta através do Estige.

Comentários