Cratos - Deus da Força e do Poder

 



Alguns identificam-no como um obscuro deus da guerra, outros como o deus da força e do poder.  Na mitologia grega, Cratos é a personificação divina da força. Ele é filho dos titãs Palas e Estige e os seus irmãos eram:

Bia – a personificação da força. Em suas poucas aparições em trabalhos escritos, ela costumava ficar em silêncio.

Zelus – seu nome significava dedicação ou rivalidade. A palavra “zeloso” é derivada de Zelus.

Nike – a personificação da vitória, ela foi a última filha de Estige. Enquanto servia a Zeus, ela também era associada a divindades da guerra, particularmente Atena.

Cratos era um deus menor com um trabalho muito específico. Além disso, ele era a personificação da força. Nos mitos antigos, representava especificamente o poder e a soberania de Zeus, o rei dos deuses.

Ele usou o seu poder singular para fazer cumprir as leis e decretos de Zeus, muitas vezes duramente. Como personificação, Cratos não era uma figura importante. Ele apareceu na mitologia grega apenas algumas vezes, e sempre na execução dos seus deveres.

Cratos é mais famoso por seu papel no mito de Prometeu. Nesta história, Prometeu roubou o fogo dos deuses. Como castigo, Zeus mandou Cratos e a sua irmã Bia amarrar Prometeu numa rocha, onde ele seria preso e torturado para sempre.

Noutras lendas míticas, Cratos geralmente só aparecia quando era chamado, com a irmã, em tempos de batalha. Diké, a personificação da justiça, também o invocava de tempos a tempos.

Comentários