Diké - Deusa da Justiça






Diké, divindade grega que representa a Justiça do caso concreto e os Julgamentos, também conhecida como Dice, é a vingadora das violações da lei. 

É representada descalça e com os olhos bem abertos (simbolizando a busca pela verdade). Ela observava as ações do homem, e aproximava-se do trono de Zeus com lamentações, sempre que um juiz violava a justiça. 

Diké era inimiga da mentira, e protetora do sábio emprego da justiça. Ela é conhecida como assistente ou conselheira de Zeus. 

Nas tragédias, Diké aparece como uma divindade que pune severamente o que estiverem errado, vigiando a manutenção da justiça, e atravessando o coração dos injustos com a sua espada feita por Aesa. Nessa função, ela está intimamente ligada com as Erinias, embora não trate apenas de punir a injustiça, mas também premiar a virtude.

Ninguém ousava a se manifestar abertamente contra ela, quem o fizesse era automaticamente taxado de louco, tal era o poder da Deusa, controladora das línguas dos homens, das suas declarações por escrito, dos seus contratos, e muitas outras coisas. Era impossível ser encontradas proclamações contra Diké e cada Estado sobre a Terra a invocava continuamente, sabendo que não seria capaz de existir sem ela e a sua Justiça.

Comentários