Eros - deus do amor

 




Eros é representado como um jovem alado muito belo que carrega um arco e flecha, sendo os seus símbolos mais importantes. Também pode estar associado com a simbologia do coração espetado com uma flecha. Por ser uma figura muito bonita e encantadora, ele era considerado irresistível. Note que Eros também pode aparecer como uma criança alada.

Há diversas versões do mito de Eros, porém a mais conhecida é que ele foi fruto da união de Afrodite e Ares. Além dele, o casal teve mais seis filhos: Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Himeros e Pothos.

Eros foi uma criança muito mimada e por isso, o seu aspeto era sempre muito infantil. Quando Afrodite teve seu segundo filho com Ares, Anteros, Eros começou então a tornar-se um homem muito belo. Era muito corajoso, astuto, travesso e estava sempre á procura de intrigas. Foi assim que, durante muito, tempo lançou flechas nas pessoas para que elas se apaixonassem. Como era um companheiro constante da sua mãe, muitas vezes ele lançava as flechas a seu pedido.

A relação mais famosa de Eros é com Psiquê, uma princesa. Afrodite, com inveja da beleza de Psiquê, pediu ao filho para que ela se apaixonasse por um monstro. Incumbido de lançar uma flecha na princesa e outra no monstro, errou e acabou por acertar em si próprio e, com ela, tiveram Hedonê (ou Volúpia), a deusa do prazer. Eros casou-se com Psiquê sob a condição de nunca ver o seu rosto. No entanto, numa noite, ela viu a beleza do rosto de seu amado, nesse momento, ele acordou e sentiu-se traído pela sua esposa. A partir daí, cortam relações, mas ambos ficam perdidos e Eros resolve pedir a ajuda de Zeus, para que ela se torne imortal. Assim, Psiquê comeu uma ambrosia e néctar dos deuses, tornando-se assim, uma deusa imortal. No mito de Eros e Psiquê, ela representa a alma, enquanto Eros, o amor, e para muitos estudiosos, juntos eles representam a espiritualidade humana.

Curiosidades

No grego, o termo “Eros” significa “desejar com muito amor”.

Os termos “erótico” e “erotismo” têm origem no nome desse deus.

Na psicanálise, Eros representa o desejo sexual e a paixão.

Erotes são os filhos alados de Afrodite: Eros, Anteros, Pothos e Himeros.

Eros foi retratado na obra Teogonia do poeta grego Hesíodo, e nessa versão, ele era filho do Caos.

Comentários