Hefesto - deus do fogo, dos metais e da metalurgia

 




Hefesto é o deus do fogo, dos metais e da metalurgia, também estava associado ao trabalho, pois foi um grande forjador e joalheiro.

Hefesto era visto como o deus mais feio da mitologia grega e ainda, tinha uma deficiência: era coxo. A sua representação mais comum é de um homem nu, com barba, e que muitas vezes aparece a segurar objetos utilizados pelos ferreiros. Assim, os símbolos de Hefesto estão relacionados com seu trabalho de ferreiro: machado, martelo, bigorna e tenaz.

Filho de Zeus e Hera, Hefesto, como referido acima, nasceu com uma deficiência: era coxo. Isso fez com que a sua mãe sentisse repúdio e, posteriormente, foi rejeitado logo após o nascimento. Reza a lenda que ela o lançou do Monte Olimpo para que ninguém o visse, pois estava envergonhada. Noutras versões, a sua deficiência foi causada por Zeus, que durante uma grande fúria, o atirou pelo Monte. Depois da queda, ele foi encontrado e ficou sob os cuidados de Tétis, uma ninfa do mar. Com ela, aprendeu a manusear os metais e a trabalhar com eles.

Como era o deus do fogo e dos metais, o seu trabalho era feito nos vulcões. Ali, ele contava com a ajuda dos ciclopes, gigantes que possuíam somente um olho. Foi responsável por forjar diversos objetos dos deuses como o escudo mágico de Zeus (Égide), a armadura de Aquiles, o arco e flecha de Eros, o cetro de Agamenon, o tridente de Poseidon, a cinta de Afrodite, entre outros.

Na lenda, ele foi aceite novamente no Monte Olimpo, mas recusou a proposta. No entanto, com a ajuda de Dionísio, Hefesto acabou por voltar, e estava convencido que se vingaria da sua mãe. Foi assim que ele lhe construiu um trono e quando ela sentou ficou presa. Assim, Hefesto pode chantagear seus pais pedindo-lhes em troca um casamento com a mulher mais bela. Como troca para a liberdade da sua mãe da armadilha que criara, o pedido de Hefesto foi aceite por ambos. Hefesto casou com Afrodite, a deusa da beleza e do amor. No entanto, devido ao seu aspeto, foi também rejeitado por ela. Em consequência, eles não tiveram filhos e ainda foi traído diversas vezes. Afrodite teve relações com deuses e mortais, o que resultou na geração de diversos filhos.

Comentários