Kairós - Deus do Tempo Oportuno


 


Kairós , na mitologia grega, é o deus do tempo oportuno. Kairós é referido a partir do século V a.C., quando Íon de Quio lhe dedicou um hino, no qual o celebra como o filho mais jovem de Zeus. Em Sícion, existia uma estátua de Kairós, esculpida por Lisipo. Kairós também teve um altar em Olímpia.

Na estrutura linguística, simbólica e temporal da civilização moderna, geralmente emprega-se uma só palavra para significar a noção de "tempo". Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: cronos e kairós. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico ou sequencial (o tempo que se mede, de natureza quantitativa), Kairós possui natureza qualitativa, o momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece: a experiência do momento oportuno. Em grego antigo e moderno, kairós (em grego moderno pronuncia-se kerós) também significa "tempo climático".

O termo é usado também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, como o "tempo de deus" (a eternidade), enquanto cronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".

Comentários