Narciso

 



Narciso é uma personalidade da mitologia grega, filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope.

Ele representa um forte símbolo da vaidade. Sendo um dos personagens mitológicos mais citados nas áreas da psicologia, filosofia, letras de música, artes plásticas e literatura.

Segunda a lenda, Narciso nasceu na região grega da Boécia. Ele era muito belo e quando nasceu, um dos oráculos, chamado Tirésias, disse que Narciso seria muito atraente e que teria uma vida longa. Entretanto, ele não deveria admirar sua beleza, ou melhor, ver seu rosto, uma vez que isso amaldiçoaria a sua vida

Além de ter uma beleza estonteante, a qual despertava a atenção de muitas pessoas (homens e mulheres), Narciso era arrogante e orgulhoso. E, ao invés de se apaixonar por outras pessoas que o admiravam, ele ficou apaixonado pela sua própria imagem, ao vê-la refletida num lago.

A bela ninfa Eco esteve apaixonada por Narciso, no entanto, seu amor nunca foi correspondido, pois Narciso ficou atraído pela sua própria imagem.

Com o excessivo amor por si próprio e sobre menosprezar a ninfa Eco, ela lançou-lhe um feitiço que o deixou enfraquecer gradualmente até morrer no leito do rio. Com a sua morte, o belo jovem foi transformado numa flor.

Comentários