Némesis - Deusa da Vingança
Némesis era uma deusa da segunda geração, filha da deusa Nix. Alguns chegaram a indicá-la como filha do próprio Zeus com a deusa Témis. De todo modo, ela vivia também no Olimpo e representava a vingança divina. Com esta reputação, foi representada em várias esculturas espalhadas por diversas cidades do mundo antigo. Némesis era a deusa encarregada de abater a desmesura, censurando o excesso de felicidade ou de orgulho dos reis. Isso é o que teria feito com o Creso, por exemplo, o rei da Lídia. Homem muito feliz com as suas riquezas e com o seu poder, foi castigado pela deusa que o levou à guerra contra Ciro II, rei da Pérsia. O seu empreendimento resultou em ruína e desgraça, compensando os excessos que o deixavam tão feliz anteriormente.
A deusa Némesis também está assiciada a outro mito muito famoso na cultura popular, o de Narciso. Este era um homem extremamente contente com a sua beleza inigualável. O seu sentimento de demasiada alegria levava-o a desprezar o amor, que teria ferido a muitas jovens donzelas. Estas, desprezadas e desoladas, pediram vingança à deusa Némesis, que criou um forte calor na terra para punir Narciso. A temperatura elevada fez Narciso debruçar-se sobre uma fonte de água cristalina para combater o calor. Foi onde viu seu belo rosto e se apaixonou pela sua própria imagem. Incapaz de satisfazer sua paixão, Narciso definhou até a morte.
A deusa Némesis era descrita como detentora de uma beleza comparada á da deusa Afrodite, o que atraiu o desejo até mesmo de Zeus. A relação entre os dois teria gerado Helena de Esparta e Pólux. As representações artísticas de Némesis geralmente são acompanhadas por asas.
Comentários
Enviar um comentário