Alcioneu


 

Alcioneu na mitologia grega foi um dos gigantes, filho de Gaia e de Urano. Foi morto por Hércules quando atacava a sua comitiva após o décimo trabalho - roubo do gado de Gerião.

Alcioneu tinha uma força terrível e foi um dos líderes da Gigantomaquia. Fora ferido por uma flecha de Hércules, mas cada vez qre caía, levantava-se, pois era imortal enquanto permanecia em sua terra natal, Palene (ou, segundo outras versões, Phlegrae). Atena contou isto ao herói, que arrastou o gigante para fora da sua terra natal, e assim ele morreu.

Conta-se que Alcioneu apoderou-se do istmo de Corinto justo quando Héracles fugia com o gado de Gerião. Atacou a comitiva do herói, lançando uma enorme rocha que esmagou de uma vez doze carretas e vinte e quatro dos homens de Hércules. O herói, com a sua clava, rebateu a pedra, matando assim ao gigante.

Segundo Píndaro (Nemeas iv.44), o bloco com que o gigante havia atentado contra a vida de Hércules podia ainda ser visto no istmo até tempos bem recentes. Numa outra passagem (Ístmicas vi.45 y sig.), Píndaro descreve Alcioneu como um pastor trácio e situa esta luta nas planícies dos Campos Flégreos.

As doze filhas de Alcioneu, as alciónidas, lançaram-se ao mar desesperadas pela morte do seu pai, transformando-se então em alciones.

Comentários