Ceto - a Senhora dos Perigos do Mar



Ceto, que significa “monstro do mar”, é uma Deusa marinha que personifica os perigos do mar. Mais especificamente, é a Deusa de baleias, grandes tubarões e monstros marinhos.

É uma Deusa anterior aos Olimpianos, filha de Gaia com o titã Ponos, Ceto é irmã e esposa de Forcis , um deus do mar anterior a Poseidon, que, com seu irmão gerou monstros horríveis, entre eles Equidna, Cila, Ladon,  as Greias e as Górgonas.

Como a mãe de Cila, Ceto também foi chamada de “Krataiis” (das rochas), Lamia (o tubarão) e Trienos (Três vezes). O último título equiparando-a com as três vezes que engoliu o monstro Kharybdis. 

Ceto é considerada uma deusa extremamente bela que gerou filhas de grande beleza porém perigosas e odiadas pelos Deuses. Todavia, como é comum às divindades marinhas, Ceto possui um aspecto dual: enquanto era considerada dona de uma beleza divina, também eram vista com um monstro abissal capaz de gerar outros monstros iguais a si. Asuas filhas também possuem 2 faces, uma uma encantadora e outra monstruosa.

Ceto é a personificação dos horrores e formas estranhas, coloridas e exuberantes que o mar pode produzir e revelar para os homens.

Ela foi o monstro enviado por Poseidon para atacar Andrômeda no mito de Perseu e Andrómeda.

Comentários