Crisómalo e o Tosão de Ouro

 




Crisómalo, filho de Poseidon com a ninfa Teófana, um carneiro cujo pelo era feito de ouro. Nadava, corria e voava como nenhum outro animal o podia fazer.

Atamas, rei da cidade de Orcómeno na Beócia, teve como primeira esposa a deusa das nuvens Nefele, com quem teve dois filhos, o menino Frixo e a menina Hele. Mais tarde, ele apaixonou-se  e casou-se com Ino, a filha de Cadmos. Ino tinha ciúmes de seus enteados e planeou matá-los. 

Montados sobre seu dorso, os jovens levantaram voo e escaparam da morte. Porém, fim trágico teve Hele, pois durante o percurso, sofreu uma vertigem e caiu nas profundezas do mar onde morreu afogada.

Chegando são e salvo à Cólquida, Frixo foi recebido por Eetes, que além de recebê-lo e hospedá-lo alegremente, lhe ofereceu sua filha Calcíope em casamento. Agradecido, o jovem sacrificou o carneiro para Zeus, que por sua vez o transformou num símbolo de poder e prosperidade. 

Frixo arrancou o seu pelo e entregou-o a Eetes. O rei pendurou o tosão de ouro numa árvore, mais precisamente num carvalho, localizado no pomar dedicado a Ares e ali colocou como sentinela um terrível dragão que jamais fechava os seus olhos para dormir.


Tosão de Ouro



Comentários