Despina ‐ Deusa do inverno



Despina, na mitologia grega, era uma deusa, filha de Poseidon e Deméter. Tem um irmão gémeo chamado Árion, um equino. 

Despina, também conhecida como “Princess Flower’s”, um presente de desculpas recebido por Perséfone, quem se sensibilizou pela falta de nome da irmã.

Princess flower’s , deve-se ao fato, de Perséfone ser a deusa das ervas, flores, frutos e perfumes. Como Despina, ou Despoina, foi abandonada pela mãe ao nascimento, sem receber sequer um nome, pois a deusa estava muito preocupada em achar a sua filha perdida Perséfone, que havia sido raptada por Hades. 

A criança foi adotada por Anitos, titã cujo nome lhe escolheu. Tal crueldade, tomou o coração de Despina de fúria, e se transformou, em temida por ser uma deusa das sombras relacionada a fenómenos invernais como as geadas. Era ela quem cuidava da natureza enquanto a sua irmã estava no mundo dos mortos, destruindo assim o que a Perséfone e sua mãe tanto amavam, a primavera e as flores. Também odiava o seu pai Poseidon, lagos congelados eram sinais da sua presença em represália ao seu pai.

A deusa era tão temida, ao ponto de até mesmo outros deuses não citarem o seu nome por medo, até mesmo Zeus. Os únicos deuses que não tinham medo eram: Hades, Ares e Éris.

Como um pedido de desculpas, comovida com a dor depois de tantos anos de sofrimento e incompreensão, vividos pela irmã, estado afastadas, Perséfone, decide presenteá-la com um simbólico presente em homenagem a união das famílias “Princess of Flower’s”, pois as flores há em todos os lugares, terra, mar e outras dimensões.

Despina acabou por se casar com Bóreas, tiveram um filho, Crío, que mais tarde sentou-se no mesmo trono que Bóreas, sendo mensageiro direito entre os seus pais, viajando pelo mundo, espalhando a Neve junto com sua meia-irmã Quione.

Comentários