Oceano - Titã dos Mares



Titã dos mares ele é filho de Urano e Gaia, tem o corpo formado por o tronco de homem, com garras de caranguejo, chifres na cabeça, uma grande barba e uma cauda de serpente.

Considerado o representante original de toda massa de água salgada da mitologia grega, incluindo o mediterrâneo e o oceano atlântico, as duas maiores massa aquáticas conhecidas pelos gregos, com a evolução do conhecimento geográfico.
Oceano passou a representar apenas a águas desconhecidas enquanto Poseidon reinava no Mediterrâneo.

Da união com sua irmã Tétis foram originadas a ninfas as Oceânides, as Nereidas, os rios e todos os seres marinhos que tomavam parte ativa nas aventuras dos deuses assim como alguns monstros. 

Na guerra entre deuses e titãs, Oceano, Prometeu e Témis não apoiaram nenhum dos lados ficando longe da batalha. Ele também se recusou a aliar-se a Cronos na revolta contra seu pai Urano, mas Oceano ajudara Zeus quando este resolve salvar os seus irmãos que foram engolidos pelo seu pai, é a sua filha Métis (que conhecia todas as ervas da terra que confeciona a poção capaz de fazer Cronos regurgitar os filhos e proporcionar a Zeus salva-los). Para assim começarem a Titanomaquia Oceano, tal como Prometeu e Témis, não se juntou aos seus outros irmãos titãs nesta guerra e também recusou aliar-se com Cronos para combater seu o pai Urano. Por isto era considerado cortês e profundamente sábio, pois sendo o senhor do "Rio Universal", não necessitava subir ao Olimpo para conhecer os desígnios de Hades.

Vendo o futuro nefasto dos outros Titãs, aconselhou sua filha Estige a ficar a servir Hades, deste modo ela foi honrada. Suas inúmeras filhas são personificações da sabedoria e das leis que dominam o cosmos: Métis, o conhecimento; Tiké, a fortuna; e Plutó, a riqueza. As Néfeles, outras filhas suas, eram ninfas deusas das nuvens. Por isto os gregos apelidaram as nuvens de "Jardins de Oceano", pois consideravam que nasciam no horizonte ilimitado, a morada do deus.

Comentários