Príapus - Deus da Fertilidade
Na mitologia grega, Príapus é um deus da fertilidade, protetor dos jardins e gado. Priapus é identificado pelo seu pénis gigantesco constantemente ereto . Esta peculiaridade deu o nome ao termo médico priapismo .
Existem vários mitos sobre o nascimento de Príapo que provavelmente são apenas variantes de uma única tradição. De acordo com isso, o deus teria sido fruto dos amores de Zeus e Afrodite. A deusa do amor não escapou do ciúme vingativo de Hera. Quando Afrodite estava prestes a dar á luz, a legítima esposa de Zeus correu até ela e colocou-lhe a mão no seu estômago. Como resultado, Afrodite deu à luz um ser de aparência repulsiva, com uma enorme língua e barriga. Tomada de horror, a deusa fugiu, abandonando o recém-nascido, que foi acolhido e criado por pastores que apreciavam a sua rusticidade.
Outra versão nomeia Priapus como filho de Dionísio e Afrodite, enquanto uma tradição diferente dá-lhe Adónis como seu pai . Segundo essa lenda, Afrodite, esposa de Dionísio, teria aproveitado a viagem deste último à Índia , para o trair com Adónis. Na época do retorno de Dionísio, depois de primeiro ter-lhes dado as mais ansiosas boas-vindas, Afrodite fugiu para Lampsaque, onde, após a intervenção de Hera, deu à luz uma criança que não podia suportar.
Também foi dito que Priapus era filho de Dionísio e da Náiade Chioné . Outra versão do mito de Príapo é que ele foi punido pelos deuses por tentar violar uma deusa; ele recebeu, portanto, como punição enormes atributos em madeira, mas inúteis, de maneira que Príapo não conheceu mais o prazer ou a fertilidade.
Príapus odeia burros e pedia que um deles seja sacrificado por sua adoração. A sua aversão a esse animal viria do fato de que uma noite, quando ia, segundo Ovídio , violar Héstia , a deusa foi avisada pelo zurro de um burro, e assim conseguiu escapar. Esta aventura confunde-se com aquela posta em circulação em época bastante tardia, que fala de uma relação que o deus teve com a ninfa Lotis , ainda depois de Ovídio ( Metamorfoses e Jejuns ), e que lembra a lenda de Pã e Sirinx . Quando Priapus acredita que alcançou o seu objetivo, Lotis metamorfoseia-sa na árvore que leva seu nome, o lótus . Também foi dito que o empreendimento do deus fracassou apenas porque, no momento em que ele estava prestes a violar a ninfa adormecida, o burro de Silenos começou a zurrar, o que permitiu a Lotis escapar de tudo. Com raiva, Príapo matou o animal que havia boicotado os seus planos.
Uma explicação diferente para justificar o seu ódio por esses equinos: origina-se de uma luta com um burro que Dioniso dotou com a palavra por ter servido de montaria. A causa é o respetivo tamanho de seu membro viril. Príapo comparará seu órgão sexual ao do animal e o matará após observar o tamanho dos seus atributos. O deus dos jardins matou o burro que Dioniso colocou entre as estrelas. É difícil entender qual é a base deste mito, o que se aabe é que em Lampsaque os burros eram sacrificados a Príapo, enquanto para a festa de Héstia , por outro lado, os burros eram coroados com flores.
Comentários
Enviar um comentário